segunda-feira, 15 de junho de 2009

Gêneros textuais : Definição e Funcionabilidade


1) Por que os gêneros não são estanques e enrijecedores da ação criativa?

R= Os gêneros textuais são dinâmicos e maleáveis, porque são mafestações linguisticas que surgem de acordo com as necessidades de comunicação e interpretação das ações humanas em um contexto discursivo e sóciocultural.


2) Por que os gêneros são caracterizados como práticas discursivas, ou práticas sociocomunicativas, e não como práticas linguisticas?


R= Os gêneros são caracterizados como práticas sóciocomunicativas, porque suas funções comunicativas são mais importantes do que as suas peculiaridades linguísticas e estruturais. São eventos históricos vinculados à vida cultural e social e incontáveis em variedade formal.


3) A palavra suporte aparece várias vezes no texto para designar algo ligado ao texto e ao gênero. A partir do contexto , a que você acha que ela se refere? Dê alguns exemplos.


R= O "suporte" é o canal usado para no processo de comunicação ou o ambiente em que os textos aparecem. Ex: Livros, internet, telefone, outdoors, etc.


4) A partir do que diz o texto, como você acha que surgem novos gêneros?


R= Surgem a partir das inovações em um determinado contexto cultural para ordenar e estabelecer atividades comunicativas do dia a dia. Não são as tecnologias que originam os gêneros e, sim, a intensidade do uso dessas tecnologias e suas interferências na comunicação. Os gêneros não são inovações absolutas, mas apoiam-se em gêneros já existentes, mantendo com estes certas semelhanças.


5) Por que desaparecem gêneros antigos?


R= Desaparecem quando outros os substituem, ou, num determinado contexto cultural, deixam de ter funcionabilidade nas atividades comunicativas.


6) Como se comportam os novos gêneros em relação às fronteiras entre oralidade e escrita?


R= Os novos gêneros deixam mais tênue as fronteiras entre a oralidade e a escrita, por serem maleáveis e por integrarem vários signos linguísticos verbais e não-verbais.


7) Que aspectos podem servir de critério para a classificação de um gênero?


R= Podemos levar em conta, para classificar um gênero, os aspectos estruturais ou linguísticos, os aspectos funcionais e sóciocomunicativos. Em outros casos será o próprio veículo, em que os textos aparecem, que determinarão o gênero presente.


Por: Lucas Neiva

Um comentário:

prof rogerio disse...

Excelente... tua definição está em alto nível... parabéns