sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Processo da leitura.


O processo de leitura é complexo pois envolve uma série de fatores para que a interação leitor/interlocutor seja realmente eficaz.
Muito se discute sobre a construção de significado do texto. Vários conceitos sobre este assunto vem surgindo ao longo dos anos. Um dos mais antigos defende que os elementos necessários para a construção do significado do texto se encontram no próprio texto. " O texto se esclarece por si só". Essa abordagem não perdurou por muito tempo. Hoje, defende-se a ideia de que o próprio leitor ( levando em conta as condições de leitura, época, lugar, etc.) é responsável pelo significado do texto.
Os objetivos de leitura também podem gerar significados diferentes a certos textos, porque, a partir dos seus objetivos e interesses, o indivíduo seleciona o material mais cabível para alcançar o que almeja.
Outro ponto importante para a construção do significado é o conhecimento prévio, ou conhecimento de mundo, pois permite ao leitor compreender os dados decodificados. Os conhecimentos prévios são todos os saberes do sujeito, resultantes das diferentes aprendizagens e experiências vividas por ele.
Portanto a construção do significado(s) depende(m) do texto e do leitor. Este motivado por seus objetivos e munido de conhecimentos prévios, consegue compreender a mensagem do texto. O processo de leitura para ser eficaz depende de uma parceria entre texto e leitor.

Um comentário:

prof rogerio disse...

parabéns... esta complexidade realmente é presente...custa a nós... descomplicar!!!!