sábado, 21 de novembro de 2009

 
O conhecimento intuitivo de gêneros textuais


( Dinâmica realizada no Projovem Urbano de Cataguases)


Os Gêneros textuais surgem através da necessidade e de atividades sócio-comunicativas que sempre estão relacionadas com inovações tecnológicas, principalmente as da área da comunicação. Por isso são unidades sócio-comunicativas dinâmicas e maleáveis. A partir deste conceito fica clara a necessidade da exploração dos gêneros nas atividades escolares, principalmente no tange o estudo da língua. Com a aquisição das regras gramaticais, o sujeito já começa a expressar-se por meio de diferentes gêneros. Sua aprendizagem acontece intuitivamente porque está associada a competência sócio-comunicativa.
O objetivo deste trabalho é proporcionar ao aluno reconhecer e classificar de forma intuitiva, de acordo com o seu conhecimento de mundo, o gênero dos textos propostos. O resultado foi satisfatório. Eles reconheceram a forma de organização das informações em cada gênero. Perceberam também as semelhanças nas palavras e estruturas dos textos pertencentes ao mesmo gênero, analisaram a linguagem verbal e não verbal e a importância da linguagem não verbal para a compreensão da mensagem de alguns textos.














Nenhum comentário: