sábado, 28 de agosto de 2010

MEMÓRIAS LITERÁRIAS


“ A vida não é a que a gente viveu,
          e sim a que a gente recorda,
      e como recorda para conta-la.”
             Gabriel Garcia Márquez




Os diversos gêneros literários, entre eles as memórias, são importantes porque transmitem conhecimento de mundo de forma "agradável e  ao mesmo tempo profundo". Seu objetivo maior é provocar prazer estético a partir de uma elaboração especial da linguagem, que comove, encanta ou diverte. O ensino das memórias deve ser ministrado de forma sistemática na escola, pois este gênero não é adquirido em
situações comunicativas informais. 

Seguem algumas memórias literárias produzidas por alunos do sétimo ano da Escola Estadual "Dr. Norberto", em Cataguases.



As mandingas do meu avô




Meu avô era muito agitado, sempre estava andando, nunca ficava sentado.Ele era muito bonzinho, sempre nos dava muito afeto. Andava com seu chapeuzinho velho e alegrava todo o mundo.Todos ficavam contentes vendo ele passar.

Mas, suas listras nos olhos, seu corpo todo enrugado, veias aparecendo, os olhos cheios de lágrimas... às vezes, dava tristeza para quem o olhava.

Quando eu era pequeno, tudo que eu pedia ele me dava. Podia ser balas, chicletes, pirulitos e muito mais, mas escondido do meu pai, é claro. Ah! se ele visse meu avô me dando estas coisas, ele nos mataria. Ainda bem que nunca viu, pois era assim que eu gostava.

E quando era hora de dormir, eu ia no quartinho do meu avô para despedir dele. Ele me dava um abraço carinhoso e demonstrava que estava cansado. Abria a boca, seus olhos quase fechados... e dava um cochilo e eu ia embora sem ele saber.



Autor: Guilherme De Paula da Silva Moreira

7º ano 4

 


Um medo de dormir...



A noite se repetia, ir ao banheiro, escovar os dentes e ir para a cama. Mas quando a luz se apagava o medo vinha. Os olhos não fechavam. A TV no fundo falando, pai e mãe dormindo.

Às vezes, no meio da noite, pesadelos me atormentavam, minha mãe carinhosa vinha me abraçar... mas quando a luz se apagava e ela ia embora, os pesadelos voltavam e o medo de dormi também.

No outro dia, encarava isso tudo como uma brincadeira. Ia para a escola. No caminho, me questionava, eram pesadelos ou sonhos?

 
Autora: Beatriz Marques Dias
7º ano 13


 

Nenhum comentário: